Início Contato Editorial
ParlamentoPB







Vinte anos da FAPESQ
 
alex@lightinfocon.com.br
 
A FAPESQ – Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba está completando 20 anos de existência. Dentre as comemorações alusivas a este importante marco para a ciência e tecnologia paraibana, vai ser realizada em Campina Grande, no Centro de Convenções do Garden Hotel, no próximo dia 30 de setembro, reunião do “Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa”. Durante a abertura do Fórum, com a presença do Prof. Sergio Luiz Gargioni, Presidente do CONFAP, será apresentado um vídeo institucional sobre a FAPESQ e prestadas homenagens ao Prof.  Lynaldo Cavalcanti e aos ex-presidentes da entidade.
 
Mais de 91%
 
Uma pesquisa realizada pela “Nielsen Ibope” constatou que nos smartphones vendidos no Brasil no 1º semestre deste ano, o sistema operacional “Android”, da empresa americana “Google”, está presente em 91,6% dos aparelhos. Outros dados levantados no estudo mostram que, também no primeiro semestre, as vendas deste tipo de equipamento aumentaram 47% em relação ao mesmo período de 2013 e que o crescimento registrado nas vendas de “tablets” foi de 118% em relação ao ano passado.
 
“Smart City”
 
A SOFTEX (www.softex.br) em parceria com Apex-Brasil, está organizando a participação brasileira no “Smart City Expo World Congress”, que acontecerá em Barcelona, Espanha, de 18 a 20 de novembro próximo. Este evento tornou-se ícone para a indústria das “cidades inteligentes” e referência para o setor. O congresso é também, uma feira internacional que reúne especialistas, empresários e gestores governamentais, voltados para assuntos inovadores sobre o desenvolvimento das “cidades do futuro”. Sendo, segundo os organizadores, “um ponto de encontro de empresas, governos, empreendedores e centros de pesquisa para mostrar, aprender e compartilhar inspirações para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis e inovadoras”. Este ano devem estar presentes 9 mil visitantes de 160 empresas de 300 cidades, de várias partes do mundo.
 
Programa “START-UP” Brasil
 
A SOFTEX também está assumindo a gestão das operações do “Start-Up Brasil” - Programa Nacional de Aceleração de Empresas “Startups”. O programa tem o objetivo de “apoiar as empresas nascentes de base tecnológica” e faz parte do projeto “TI Maior - Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação”, que é um dos projetos prioritários para impulsionar a economia brasileira com base em cinco pilares: desenvolvimento econômico e social, posicionamento internacional, inovação e empreendedorismo, produção científica, tecnológica e de inovação, e competitividade. A SOFTEX vai agregar ao “Start-Up Brasil” projetos complementares em diversas áreas, entre as quais inovação, qualidade e internacionalização de empresas de tecnologia da informação. 



Alexandre Moura
Alexandre J. Beltrão Moura é Engenheiro Eletrônico, Mestre em Engenharia Elétrica, MBAs em Software Business e Comércio Eletrônico. Diretor e Presidente do Conselho de Administração da Light Infocon Tecnologia S/A. Presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado da Paraíba (FACE-PB). Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PB. Membro Honorário da New York Academy of Sciences-USA e da Academia de Letras de Campina Grande-PB. Eleito Líder Empresarial Estadual em 2002, pela Gazeta Mercantil. Colunista de diversos portais de noticias e da Revista Eletrônica Infowebnews de São Paulo-SP


    Imprimir

 
Outros textos