Início Contato Editorial
ParlamentoPB







Raimundo Lira e Aguinaldo Ribeiro são cotados para ministérios de Temer

Brasília
08.01.2017 - 14:08:38
 
Raimundo Lira e Aguinaldo Ribeiro são cotados para ministérios de Temer
 
As eleições para presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, no início de fevereiro, não interferem apenas no comando das duas Casas. As disputas desencadearão uma série de mudanças também na Esplanada dos Ministérios, pois o Palácio do Planalto terá que fazer rearranjos para reduzir polêmicas e tentar garantir estabilidade na base aliada. Entre as possibilidades do presidente Michel Temer, dois paraibanos aparecem cotados para ocupar ministérios. Aguinaldo Ribeiro, do PP, tem seu nome lembrado para a Saúde ou mesmo a liderança na Câmara, enquanto que Raimundo Lira pode ser uma opção para o Planejamento. 
 
Como a campanha ainda está no começo, a dança de cadeiras será sacramentada mais perto da data da escolha dos novos presidentes, mas as movimentações já são perceptíveis.
 
Liderança da Câmara
 
Com a prisão de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o governo federal avalia que é necessário reacomodar as forças na base aliada e considera retirar da função André Moura (PSC-SE), um dos aliados mais próximos do peemedebista. As possibilidades são trocá-lo por Aguinaldo Ribeiro (PP) ou por Rogério Rosso (PSD-DF) com o objetivo de fortalecer a candidatura de Rodrigo Maia
 
Saúde
 
Para garantir o apoio do PP a Rodrigo Maia (DEM-RJ) na disputa pela presidência da Câmara, o governo federal manterá a sigla à frente da pasta, mas cogita trocar Ricardo Barros (PR), cuja atuação não tem agradado ao presidente. O nome de Aguinaldo Ribeiro (PB), que já foi ministro e vinha articulando candidatura avulsa, também é cotado para o cargo.
 
Planejamento
 
A equipe econômica defende que o ministro interino Dyogo Oliveira se torne efetivo, mas a definição dependerá do apoio do senador Romero Jucá (PMDB-RR), ex-ministro da pasta e líder do governo no Senado Federal. Caso a disputa pela liderança do PMDB se intensifique, é avaliada a possibilidade de acomodar Raimundo Lira (PB) ou Eduardo Braga (AM) na pasta, abrindo espaço para Renan Calheiros (AL) assumir a posição.
 
 
com Folha Online


      Enviar notícia por e-mail

 
Últimas Notícias

13:06:50
Muriçocas e carnaval alteram expediente nas repartições estaduais
 

13:03:13
Eduardo Carlos visita Manoel Júnior na Prefeitura da capital
 

13:00:27
Biografia de Paulo Pontes em quadrinhos será lançada nesta quarta
 

05:37:49
Projeto que dá aumento de 5,5% a servidores do MP é encaminhado à Assembleia