Início Contato Editorial
ParlamentoPB







Destaque em medicina fetal recebe homenagem na Câmara

Câmaras
23.09.2016 - 20:08:54
 
Destaque em medicina fetal recebe homenagem na Câmara
 
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) homenageou o médico obstetra Eduardo Sérgio Valério Borges da Fonseca com a Medalha Cidade de João Pessoa. A sessão solene aconteceu no Plenário da Casa, na tarde desta sexta-feira (23). A proposta de homenagear o profissional foi feita pelo vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD) em função do seu trabalho na área de obstetrícia, principalmente como Doutor em medicina fetal, com reconhecimento internacional.
 
“Com uma trajetória profissional, acadêmica e científica extensa e voltada para ações sociais, é certo e cristalino que o currículo e as realizações do homenageado são mais do que suficientes para fazê-lo digno de todas e quaisquer honrarias desta Casa Legislativa. Esta singela homenagem representa o reconhecimento e o agradecimento a um profissional tão dedicado ao próximo e ao desenvolvimento da medicina em nosso país”, justificou Marmuthe.
 
O diretor do Hospital Napoleão Laureano e pai do homenageado, Ivo Borges, comentou sobre sua emoção e alegria em participar de uma solenidade de reconhecimento dos valores de seu filho. Já a diretora geral do Instituto Primeiro Olhar, Thayse Dias, falou que a simplicidade definia, da melhor forma, o agraciado. Ela também destacou o papel dele como ativista social na coordenação do Instituto Primeiro Olhar, abrindo os corações dos familiares de crianças com Síndrome de Down.
 
O diretor da Unimed, Noberto de Castro, também exaltou a simplicidade do agraciado e se disse orgulhoso de contar com a colaboração dele na Cooperativa Unimed. “Esse homem transforma tudo que faz. Ele é um dos mais brilhantes dentre os médicos de nossa Cooperativa. Além de ser um excelente professor”, enalteceu.
 
Eduardo Sérgio Fonseca agradeceu ao vereador Marmuthe pela propositura, a seus pais pela criação e por serem alicerces para a construção de um ser humano digno, e aos colaboradores da sua trajetória profissional. Ele falou que estava honrado em receber a homenagem e dedicou a medalha ao grupo que caminha para melhorar a vida das pessoas com Síndrome de Down. “Essa homenagem pertence a um grupo e vai se transformar em um exemplo de vida para contribuir com a luta pela inclusão das pessoas com Síndrome de Down”, discursou.
 
A solenidade foi prestigiada por familiares, amigos e parceiros profissionais do homenageado. A maestrina do Coral Antônio Leite da CMJP, Socorro Estrela, e o preparador vocal e solista, Paulo Brasil, o Paulão, marcaram a solenidade com a execução do Hino Nacional e do Hino Oficial de João Pessoa.
 
Breve Currículo
 
O homenageado nasceu em João Pessoa em 1970. Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1993, concluiu o curso de Medicina, e em 1999 defendeu a Dissertação de Mestrado. Em 2001, durante o Quinto Congresso de Medicina Perinatal, realizado em Barcelona, na Espanha, foi premiado com o “The best neonatologic pôster of the day”, com o trabalho “Uterine Contraction Monitoring in pregnant women using vaginal natural progesterone”.
 
O agraciado defendeu sua Tese de Doutorado em 2002, e no ano de 2009 foi aprovado como professor adjunto do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia, do Centro de Ciências Médicas da UFPB. Ele é o vice-presidente da Sociedade Local de Ginecologia e Obstetrícia. É um dos fundadores do Instituto Primeiro Olhar e atual presidente desta entidade, que tem como missão dar suporte às mães e aos familiares de bebês com Síndrome de Down.


      Enviar notícia por e-mail

 
Últimas Notícias

12:45:05
Caravana das Águas será encerrada nesta sexta-feira na cidade de Coremas
 

12:20:49
Primavera começa na tarde desta sexta com aumento das temperaturas na PB
 

11:56:24
MPT busca inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
 

11:27:55
PSB realiza Congresso Estadual neste sábado em João Pessoa